Análise bacteriológica da água de Maringá e região entre 1996 e 1999
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v22i0.3013Palavras-chave:
indicadores bacteriológicos, água “in naturaâ€, água clorada, coliformes, estações secas e úmidasResumo
As análises bacteriológicas de 3.942 amostras de água provenientes de uma variedade de fontes, como caixa d´água (1.033), torneira (1.594), piscina (789), mina (96), poço (350) e outros (80), obtidas para testes de rotina entre 1996 e 1999, foram comparativamente estudadas. As amostras foram analisadas para coliformes totais e coliformes fecais pela técnica de fermentação em tubos múltiplos. Coliformes totais e fecais foram detectados em 595 e 235 das amostras de água, respectivamente, e foram associados com os seguintes fatores: água “in naturaâ€, água clorada, origem da água, estação úmida, estação seca, pH e desinfetante residual. Como esperado, o maior número de amostras de água contaminada por coliformes totais (362) e fecais (159) foi encontrado em água “in natura†coletada de fontes e pontos de consumo de comunidades urbanas e rurais. A maioria das pessoas de tais áreas usa a água diretamente das fontes disponíveis, sem qualquer tratamento, e portanto está exposta a uma variedade de doenças transmitidas pela água.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
