Caracterização e modelo logístico na descrição da hepatite B ou C entre os doadores do Hemocentro Regional de Maringá
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v21i0.3085Palavras-chave:
medidas de associação, regressão logística, sorologia positiva de hepatiteResumo
Este artigo apresenta uma aplicação dos métodos estatísticos-medidas de associação e regressão logística para variáveis categorizadas de um estudo comparativo cujo objetivo é identificar fatores de risco para a condição de hepatite B ou C, buscando sanar as deficiências e as distorções no processo de triagem clínica dos candidatos a doadores de sangue do Hemocentro Regional de Maringá, no período de 1993 a 1996. Pela regressão logística, os fatores de risco detectados foram possuir mais de três parceiros sexuais e ter tido parceiros desconhecidos, homossexual ou prostituta. Apesar de o modelo ser significativo, é restrito no que se refere í previsão, uma vez que, pelo critério de classificação, o percentual de acertos entre os doadores com pelo menos uma sorologia positiva de hepatite é baixa. Observa-se que a entrevista médica na triagem clínica trouxe uma contribuição significativa na identificação de inaptidão.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
