Determinação de isotermas de adsorção de corante têxtil em carvão ativo, serragem e algas marinhas arribadas
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v22i0.3365Palavras-chave:
adsorção, corantes têxteis, carvão ativo, algas marinhas, serragemResumo
Os efluentes de tinturaria constituem um problema ambiental, uma vez que apresentam elevada quantidade de carga orgânica e de cor. Os processos de coagulação e adsorção são os mais utilizados na remoção de corantes têxteis. Neste trabalho foram determinadas as isotermas de adsorção de três materiais adsorventes: carvão ativo de casca de coco, serragem (um material alternativo) e algas marinhas trituradas (uma mistura contendo predominantemente Sargassum sp.). Utilizaram-se soluções do corante Remazol Vermelho RG para o levantamento das isotermas de adsorção. Os resultados mostraram que as isotermas de adsorção para o carvão ativo e a serragem obedecem ao modelo de Langmí¼ir. Para a alga marinha o modelo que melhor se ajustou foi o de Freundlich.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.