<b>Método do estado local aplicado na formulação de modelos constitutivos de dano para o concreto</b> - DOI: 10.4025/actascitechnol.v31i1.375
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v31i1.375Palavras-chave:
mecânica do dano, concreto, modelos constitutivos, termodinâmicaResumo
Este artigo aborda alguns fundamentos da Termodinâmica com relação aos meios contínuos particularizados para o Método do Estado Local aplicado na formulação de modelos de dano. Inicialmente, são apresentados alguns aspectos da Mecânica do Dano Contínuo, que se constitui numa ferramenta de grande aplicabilidade na modelagem macroscópica de materiais. Em seguida, o trabalho trata dos princípios da Termodinâmica dos Processos Irreversíveis. De maneira geral, o objetivo do trabalho é demonstrar a eficiência de modelos constitutivos formulados pelos fundamentos da Termodinâmica. Como exemplo da formulação abordada, é derivado um modelo constitutivo aplicado í análise de estruturas de concreto armado. As respostas numéricas obtidas com a aplicação do modelo são comparadas com uma série de respostas experimentais de vigas (biapoiadas e com diferentes taxas de armadura).Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
