<b>Validação de um modelo de dano para a análise não-linear de estruturas em concreto armado</b> - doi: 10.4025/actascitechnol.v32i3.7009
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v32i3.7009Palavras-chave:
mecânica do dano, concreto armado, modelos constitutivosResumo
O artigo apresenta uma discussão sobre a aplicabilidade de modelos de dano na análise não-linear física de estruturas em concreto armado, procurando, particularmente, validar a proposta de um modelo formulado recentemente por Pituba que compara as respostas numéricas obtidas com as respostas de modelos já testados, além de respostas experimentais encontradas na literatura. O modelo proposto admite o concreto como meio inicialmente isótropo e que passa a apresentar deformações plásticas, bimodularidade e anisotropia induzidas pelo dano. Já o modelo proposto por Mazars considera o concreto como meio elástico e isótropo. Em seguida, apresenta-se a formulação do modelo proposto por La Borderie, que leva em conta deformações plásticas induzidas pelo dano e mantém a característica de isotropia do material. Na segunda parte do trabalho, os modelos são empregados na análise de vigas e pórtico em concreto armado, e as respostas numéricas são confrontadas com medidas experimentais. Os resultados evidenciam o bom desempenho dos modelos de dano e, em particular, valida-se o emprego do modelo proposto por Pituba nas situações estudadas. Observa-se ainda que formulações simples de modelos de dano para o concreto podem apresentar resultados bastante satisfatórios, dando margem para possíveis aplicações na prática da Engenharia de Estruturas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
