<b>Análise do balanceamento de requisições em clusters Web não-dedicados</b> - doi: 10.4025/actascitechnol.v33i4.3882
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v33i4.3882Palavras-chave:
serviço web distribuído, apacheResumo
A quantidade de serviços e informações disponibilizados na Internet, tais como movimentações bancárias, transações comerciais, redes sociais, blogs e até jogos interativos tem aumentado continuamente. Os provedores de web precisam estar preparados para suportar esta demanda crescente de informação e comunicação. Neste sentido, o uso de cluster de servidores web em conjunto com o balanceamento de requisições tem sido uma estratégia importante pelo fato de distribuir os serviços entre vários processadores de forma balanceada. O presente trabalho descreve e discute questões arquiteturais e operacionais sobre o balanceamento de requisições, principalmente o dinâmico, abordando conceitos, técnicas e soluções. Experimentos reais foram realizados em diferentes configurações sobre um cluster de servidores Apache não-dedicado exclusivamente ao serviço web. O módulo de balanceamento de carga mod_proxy_balancer foi usado com sobrecargas sintéticas intensivas e um novo método de balanceamento denominado byalltraffic foi proposto e avaliado. Os resultados mostram que o balanceamento neste tipo de sistema será mais eficiente se a carga de rede externa ao serviço web for detectada e usada no fator de balanceamento.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
