<b>Uso do modelo de dispersão CAL3QHC na estimação da dispersão de CO na região central de Maringá, Estado do Paraná</b> - doi: 10.4025/actascitechnol.v32i3.4853

Autores

  • Ed Pinheiro Lima Universiade Estadual de Maringá
  • Sergio Henrique Demarchi Logit Consultoria
  • Marcelino Luiz Gimenes Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v32i3.4853

Palavras-chave:

emissões veiculares, monóxido de carbono, dispersão de poluentes

Resumo

Este trabalho descreve a aplicação do modelo CAL3QHC para estimar a dispersão das emissões de CO originadas de veí­culos leves na região central da cidade de Maringá, Estado do Paraná. Para a estimativa, foram adotados parâmetros locais do tráfego e meteorológicos e os fatores de emissão foram estimados por meio do modelo de emissão CMEM. A concentração máxima de CO foi estimada para oito sentidos de vento, considerando as emissões de veí­culos em movimento e em filas de semáforos, de forma separada e em conjunto. O maior valor de concentração foi 4,80 ppm para o sentido de vento N-S, a predominante para o horário analisado. A maioria dos valores de pico de concentração se localizou em uma avenida de grande movimento. Os mapas de concentração permitiram visualizar a concentração de CO, principalmente nesta avenida e nas imediações dos semáforos.

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Publicado

2010-11-09

Como Citar

Lima, E. P., Demarchi, S. H., & Gimenes, M. L. (2010). <b>Uso do modelo de dispersão CAL3QHC na estimação da dispersão de CO na região central de Maringá, Estado do Paraná</b> - doi: 10.4025/actascitechnol.v32i3.4853. Acta Scientiarum. Technology, 32(3), 261–269. https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v32i3.4853

Edição

Seção

Engenharia Civil

 

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