<b>Adaptação do modelo de emissão modal CMEM para a frota da cidade de Maringá, Estado do Paraná, Brasil</b> - doi: 10.4025/actascitechnol.v33i1.5118

Autores

  • Ed Pinheiro Lima UEM
  • Sergio Henrique Demarchi Logit Engenharia Consultiva
  • Marcelino Luiz Gimenes UEM

DOI:

https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v33i1.5118

Palavras-chave:

emissões veiculares, modelos de emissão

Resumo

Este artigo descreve a adaptação do modelo de emissão modal CMEM í  frota da cidade de Maringá, Estado do Paraná, Brasil. Foram adotados como parâmetros de referência os fatores médios ponderados de emissão e de consumo determinados para a cidade. Esses fatores ponderados foram obtidos para cada fase do Proconve por meio dos fatores médios de emissão, corrigidos pelos fatores de deterioração do AP-42 da EPA e de consumo. Para cada fase do Proconve, foi associado um veí­culo representativo. Para cada veí­culo representativo, os parâmetros do modelo CMEM foram ajustados para aproximar-se aos fatores de emissão e consumo de referência. Observou-se que os fatores do AP42 tendem a representar melhor a deterioração da frota, principalmente para veí­culos mais antigos. A comparação com resultados do ciclo FTP, desagregados por fase, demonstrou variações percentuais mais significativas do que no valor total do ciclo.

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Publicado

2011-02-04

Como Citar

Lima, E. P., Demarchi, S. H., & Gimenes, M. L. (2011). <b>Adaptação do modelo de emissão modal CMEM para a frota da cidade de Maringá, Estado do Paraná, Brasil</b> - doi: 10.4025/actascitechnol.v33i1.5118. Acta Scientiarum. Technology, 33(1), 17–25. https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v33i1.5118

Edição

Seção

Engenharia Civil

 

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