<strong>A forma urbana e as viagens a pé - estudo de caso em uma cidade brasileira de porte médio</strong> - DOI: 10.4025/actascitechnol.v30i2.5465

Autores

  • Marcelo Augusto Amâncio UFSCAR
  • Suely da Penha Sanches UFSCAR

DOI:

https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v30i2.5465

Palavras-chave:

pedestres, viagens a pé, modelo logit, TransCad, forma urbana.

Resumo

Este trabalho examina o relacionamento entre diversas caracterí­sticas da forma urbana e o comportamento de viagem em uma cidade brasileira de porte médio, usando modelos de escolha modal que consideram os modos de transporte a pé e por automóvel particular. A fim de avaliar a influência marginal das variáveis que medem a forma urbana sobre a opção modal, dois modelos do tipo logit foram calibrados. O primeiro modelo (básico) inclui apenas uma variável socioeconômica (disponibilidade de automóvel) e o comprimento da viagem a ser realizada. O segundo modelo (expandido) inclui, além das variáveis do modelo básico, informações sobre as caracterí­sticas da forma urbana nos setores de origem das viagens. Conforme o esperado, os modelos sugerem que maior diversidade de usos do solo e melhor permeabilidade nas zonas de origem das viagens aumentam a probabilidade de viagens a pé. Por outro lado, a densidade de ocupação na zona de origem não apresentou efeito significativo na opção pela caminhada.

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Biografia do Autor

Marcelo Augusto Amâncio, UFSCAR

Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Planejamento e Organização dos Sistemas de Transportes, atuando principalmente nos seguintes temas: Pólos Geradores de Viagens, Forma Urbana, Transporte não Motorizado (Pedestres), Sistema de Informações Geográficas e Transporte Público. Atualmente é doutorando em Engenharia Civil (ênfase em transportes) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e membro participante da Rede Ibero-Americana de Estudos em Pólos Geradores de Viagens Currí­culo Lattes

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Publicado

2008-10-20

Como Citar

Amâncio, M. A., & da Penha Sanches, S. (2008). <strong>A forma urbana e as viagens a pé - estudo de caso em uma cidade brasileira de porte médio</strong> - DOI: 10.4025/actascitechnol.v30i2.5465. Acta Scientiarum. Technology, 30(2), 147–154. https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v30i2.5465

Edição

Seção

Engenharia Civil