<b>Gestão integrada de resíduos sólidos urbanos - uma proposta para o município de Paranavaí, Estado do Paraná, Brasil</b> - doi: 10.4025/actascitechnol.v33i1.581
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v33i1.581Palavras-chave:
gestão de resíduos, resíduos sólidos urbanos, caracterização dos resíduos sólidos domiciliares, aterro sanitárioResumo
Buscar soluções para a problemática dos resíduos sólidos urbanos é um dos desafios enfrentados pelos gestores públicos municipais atualmente. Com o aumento da população e a sua migração para os centros urbanos nas últimas décadas, as dificuldades em relação ao gerenciamento desses resíduos se multiplicaram e se diversificaram. Neste contexto, o presente trabalho propõe um modelo de gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos para a cidade de Paranavaí, objetivando o uso racional quanto aos recursos naturais, a redução da quantidade de resíduos gerados, a sua valorização e a minimização dos riscos associados a sua eliminação. O modelo apresenta um sistema de gerenciamento integrado, composto por: coleta segregada, coleta seletiva, unidades de triagem, unidade de compostagem e aterro sanitário. O trabalho analisa, ainda, a situação em que se encontra o gerenciamento de resíduos sólidos domiciliares, a característica dos resíduos gerados pela população paranavaiense, bem como a quantidade de material reciclável coletado na cidade e a forma de operação do aterro sanitário, onde são dispostos aproximadamente 1.700 t mês-1>/sup> de resíduos sólidos urbanos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.











