<b>Diagnóstico sobre a disposição final dos resíduos sólidos urbanos da cidade de Maringá, Estado do Paraná, Brasil</b> - DOI: 10.4025/actascitechnol.v26i2.1490
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v26i2.1490Palavras-chave:
resíduos sólidos urbanos, disposição resíduos sólidos, avaliação de resíduosResumo
Neste trabalho são apresentados os resultados relativos ao diagnóstico da situação da disposição final de resíduos, identificando os fatores mais importantes que são responsáveis pela degradação e poluição das áreas do espaço urbano. O estudo de caso foi realizado na cidade de Maringá, no Estado do Paraná, sul do Brasil. Neste estudo, visitas técnicas foram realizadas “in locoâ€, nas quais eram avaliados os impactos da disposição final dos resíduos ao meio ambiente. Os dados obtidos mostraram a necessidade urgente de uma manipulação adequada para a disposição final dos resíduos urbanos da cidade, a qual foi observada pela avaliação qualitativa dos impactos ambientais, causados pela disposição final inadequada e confirmada por meio do índice de Qualidade de Aterros de Resíduos (IQR). Isto vem demonstrar a intensidade da degradação tanto ambiental como humana existente neste universo, tendo em vista que todos os dejetos gerados na cidade são jogados indiscriminadamente em um lixão. Esta avaliação permitiu chegar í conclusão que existe real necessidade de área adequada para a disposição final dos resíduos, minimizando tais impactos. Assim optou-se por adequar a área atual por uma serie de ações paralelas de remediações, também sendo sugerido a decisão de interromper a operação da disposição do resíduo nesse lugarDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
