<b>Contribuição ao emprego do modelo da difusão na otimização do processamento térmico de alimentos enlatados</b> - doi: 10.4025/actascitechnol.v33i3.8788
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v33i3.8788Palavras-chave:
difusividade térmica, tratamento térmico de alimentosResumo
Para alimentos que se aquecem por condução, o conhecimento da propriedade difusividade térmica permite predizer a velocidade de penetração de calor no interior do alimento. Dessa maneira, ela é fundamental para o cálculo do processamento térmico, pois conhecendo o microrganismo alvo do processo, sua resistência térmica e o perfil de penetração de calor no alimento é possível estabelecer o processo térmico adequado de forma a garantir a inativação bacteriana capaz de causar risco í saúde e assegurar a possibilidade de deterioração de um mínimo determinado. Empregando o modelo da difusão e o princípio dos processos divididos, este trabalho mostrou que é possível otimizar o tratamento térmico de modo a ser possível reduzir a perda de nutrientes de alimentos enlatados convencionalmente.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
