<b>Enumeração e pesquisa de <em>Vibrio</em> spp. e coliformes totais e termotolerantes em <em>sashimis</em> de atum e vegetais comercializados na região metropolitana do Recife, Estado de Pernambuco</b> - DOI: 10.4025/actascitechnol.v29i1.94
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v29i1.94Palavras-chave:
sashimi, vegetais, coliformes, víbriosResumo
O consumo de pescado tem crescido, seja pela maior consciência dos consumidores, seja por estratégias de marketing dos governos. Nesse contexto, destaca-se a culinária japonesa, cuja base principal é o pescado. Desta forma, objetivou-se avaliar os sashimis e vegetais Comercializados em restaurantes do Recife através do Número Mais Provável (NMP) de Vibrio parahaemolyticus e coliformes totais e termotolerantes, pesquisa de Vibrio spp. e Escherichia coli. Analisaram-se 30 amostras coletadas em cinco estabelecimentos. Não se observou diferença significativa nos índices de contaminação dos restaurantes pesquisados. Verificou-se presença de Escherichia coli em duas amostras de sashimi e em oito amostras de vegetais. Identificaram-se Vibrio damsela, V. fluvialis, V. furnissii, V. hollisae e V. harveyi, não sendo isolado V. parahaemolyticus. Conclui-se que alguns restaurantes necessitam implantar as Boas Práticas de Fabricação (BPF) para que os sashimis e vegetais comercializados não veiculem microrganismos, diminuindo a incidência das doenças transmitidas por alimentos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
