Analise térmica e microscópica de laminados biodegradáveis obtidos a partir de farinha de mandioca, sorbitol e poli (butileno adipato co-tereftalato) PBAT.

Authors

  • Henrique Tirolli Rett Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v35i4.13183

Keywords:

starch, extrusion, thermomoulding, SEM, DSC

Abstract

O objetivo deste trabalho foi desenvolver blendas de materiais laminados biodegradáveis, utilizando farinha de mandioca como fonte de amido, fibras naturais, sorbitol como plastificante e PBAT. Primeiro obteve-se peletes de três formulações diferentes e a partir destes, utilizou-se a termoprensagem a alta temperatura como alternativa na formação dos laminados. A caracterização foi feita através de microscopia eletrônica de varredura (MEV) e calorimetria diferencia de varredura (CDV). A quantidade se sorbitol que melhor se ajustou í  extrusão foi a de 15% (peso/peso); a formulação do laminado mais homogêneo, observada pela microscopia, foi de 55:40:15 (farinha/sorbitol/PBAT). As fibras ficaram dispersas por toda a superfí­cie nos três tratamentos estudados, porém, por dentre eles, observaram-se zonas dispersas das fibras. Conforme se aumentou o teor de farinha, houve aumento no ponto de fusão dos laminados em comparação ao PBAT puro.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-05-22

How to Cite

Rett, H. T. (2013). Analise térmica e microscópica de laminados biodegradáveis obtidos a partir de farinha de mandioca, sorbitol e poli (butileno adipato co-tereftalato) PBAT. Acta Scientiarum. Technology, 35(4), 765–770. https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v35i4.13183

Issue

Section

Chemistry