<b>Avaliação do desempenho das escolas públicas por meio de <em>Data Envelopment Analysis</em></b> - DOI: 10.4025/actascitechnol.v31i1.1547

Autores

  • Sebastião Geraldo Barbosa FAFIPA
  • Volmir Eugênio Wilhelm UFPR

DOI:

https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v31i1.1547

Palavras-chave:

Data Envelopment Analysis, correlação canônica, educação

Resumo

Este trabalho procura analisar o desempenho das escolas de ensino fundamental e médio do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí­ - Paraná. A avaliação será feita via DEA (Data Envelopment Analysis). As variáveis, classificadas em dois grupos (insumos e produtos), foram extraí­das de questionários aplicados diretamente nas escolas e de dados registrados no site Dia-a-dia Educação. Inicialmente, mediu-se o grau de relacionamento entre os dois grupos de variáveis, indicando que, na média, os insumos conseguem explicar, aproximadamente, 37% dos resultados das escolas de ensino fundamental e 51% dos resultados de ensino médio (produtos). Calculadas as eficiências, considerando o modelo DEA CCR, tem-se que, aproximadamente, 55% das escolas estão funcionando com eficiência, com um escore médio de 0,965. Os resultados são um indicativo de possí­veis falhas relacionadas í  gestão e oferecem subsí­dios aos Diretores das Escolas nas tomadas de decisões e ao poder público no direcionamento de recursos e esforços para que as escolas ineficientes funcionem eficientemente.

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Biografia do Autor

Sebastião Geraldo Barbosa, FAFIPA

Professor Mestre do Departamento de Matemática da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí­ - 25 anos.

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Publicado

2009-04-14

Como Citar

Barbosa, S. G., & Wilhelm, V. E. (2009). <b>Avaliação do desempenho das escolas públicas por meio de <em>Data Envelopment Analysis</em></b> - DOI: 10.4025/actascitechnol.v31i1.1547. Acta Scientiarum. Technology, 31(1), 71–79. https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v31i1.1547

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