Estudo da porosidade de carvões de fibras de celulose ativados com CO<sub>2</sub>
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v23i0.2781Palavras-chave:
porosidade, carvões ativados, fibras de celuloseResumo
O objetivo desse estudo foi caracterizar a variação da porosidade de carvões ativados, preparados sob diferentes tempos de ativação e fluxos de CO2. Fibras de celulose, provenientes da madeira de Eucalyptus saligna (Myrtaceae), foram inicialmente pirolisadas em atmosfera inerte de N2, sob taxa de aquecimento de 5ºC min-1, até 800ºC. As amostras carbonizadas foram ativadas a 850ºC, sob fluxos de 15 a 120 mL min-1 de CO2, por tempos de 1, 2 e 3 horas. A porosidade dos carvões foi caracterizada pela determinação dos graus de burn-off atingidos pelas fibras de celulose ativadas, das áreas superficiais especificas SBET dos seus poros, dos raios de giro médios Rg, dos seus microporos e das relações K/Q0 de Porod dos seus meso/macroporos. O aumento do tempo de ativação, concomitante com o aumento do fluxo de CO2, provocou o aumento do grau de burn-off e reduziu os Rg dos microporos. Entretanto, como foi observado um aumento das SBET, pode-se concluir que microporos de menores dimensões foram criados em quantidades maiores. Sob as mesmas condições, os aumentos das relações K/Q0 indicaram uma sensível criação de macroporos e/ou a coalescência de mesoporosDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
