O comportamento da precipitação na Bacia do Itajaí
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v22i0.3101Palavras-chave:
bacia, índice, precipitação, variabilidadeResumo
Foram estudadas as flutuações em escala anual e interanual da precipitação no Vale do Itajaí. O objetivo foi caracterizar esta região, sistematicamente atingida por chuvas intensas que provocam danos consideráveis em sua economia. O período utilizado foi de 1944 a 1990 (dados cedidos pelo DNAEE - Brasília). Na escala interanual utilizou-se o maior período possível, para a região. Na escala estacional buscou-se tipificar a precipitação e entender a variabilidade da mesma no período úmido (6 meses) e seco (6 meses), utilizando diferentes parâmetros estatísticos. Na escala interanual, estudou-se a relação da precipitação com a Oscilação Sul (OS)Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
