<b>Atividade florestal nos municípios de Telêmaco Borba, Ortigueira, Reserva, Imbaú e Tibagi: caracterização e perspectivas do setor</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v28i1.1300
Resumo
A atividade florestal é analisada nos municípios de Telêmaco Borba, Ortigueira, Reserva, Imbaú e Tibagi, no Estado do Paraná. A seleção baseouse no fato das espécies de Eucalyptus sp e Pinus sp constituir uma importante base florestal. Foram entrevistados 131 silvicultores com o objetivo de identificar e descrever a atividade florestal. Analisouse o sistema de produção e suas dimensões técnicas, econômicas e sociais. Os resultados demonstraram que a cobertura florestal contribui com uma expressiva ocupação da área e a produção apresenta uma tendência para o uso múltiplo da madeira e inclusão da agricultura familiar no processo produtivo da madeira. Observouse também uma adoção tecnológica pelos silvicultores, com uma conscientização de estabelecer um manejo florestal adequado para que se possa condicionar qualidade à produção e ao interesse do consumidor. Verificouse, ainda, uma crescente inserção da produção no mercado regional por meio da evolução positiva dos preços e pela facilidade de comercialização.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.