<b>Produtividade, composição química e tempo de cozimento de cultivares de mandiocademesa coletadas no Estado do Paraná</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v28i1.1308
Resumo
Um dos maiores problemas que a exploração da cultura de mandioca para o consumo in natura apresenta é o desconhecimento da composição química e do tempo de cozimento das raízes tuberosas das cultivares que são plantadas pelos agricultores. Assim sendo, nos anos agrícolas de 2001/02 e de 2002/2003, foram avaliadas 14 cultivares coletadas nas regiões Norte, Noroeste e Oeste do Paraná. Os experimentos, conduzidos na Fazenda Experimental de Iguatemi UEM, Estado do Paraná, foram instalados, utilizandose do delineamento em blocos completos casualizados, com quatro repetições. As cultivares Caipira, Branca 1, Amarela 1, Amarela 2 e Fécula Branca apresentaram maior produção de raízes tuberosas, boa porcentagem de amido, baixo teor de HCN nas raízes tuberosas, tempo de cozimento de bom a regular, além de tolerância à bacteriose.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.