<b>Divergência genética entre clones de cana-de-açúcar (Saccharum spp.)</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v27i2.1851
Resumo
O objetivo do presente trabalho foi avaliar o grau de similaridade genética entre 129 clones de cana-de-açúcar. Para tanto, avaliou-se o número de colmos por parcela, a massa média de colmo, massa de 10 colmos, brix médio e produção de brix em quilograma por parcela. Os dados foram analisados por meio das variáveis canônicas e análise de agrupamento pelo método de Tocher, para o qual foi adotada a distância generalizada de Mahalanobis (D2ii’). Os resultados pelo método de Tocher e pela dispersão gráfica mostraram que o clone mais dissimilar foi o TUC77519. Por outro lado, os clones mais semelhantes foram RB 915056 e RB915006. As características número de colmos por parcela (NCP) e produção de brix em quilograma por parcela (KBP) foram as que mais contribuíram para a variabilidade genética.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.