Variabilidade genética entre <em>formae speciales</em> de <em>Fusarium oxysporum</em> e raças 1 e 2 de <em>F. oxysporum</em> f. sp. <em>lycopersici</em> através de RAPD e sequências de regiões ITS e rDNA
Resumo
Diferenciação de formae speciales e raças de Fusarium oxysporum através de características morfológicas e culturais é bastante difícil e muitas vezes duvidosa. Marcadores moleculares RAPD e sequenciamento das regiões ITS1 e ITS2 (internal transcribed spacer) e o gene 5.8S rDNA foram utilizados para estimar a variabilidade genética existente entre quatro formae speciales de Fusarium oxysporum (F. o. cubense, F. o. lycopersici, F. o. phaseoli and F. o. vasinfectum) e entre 2 raças de F. o. lycopersici. A variabilidade genética em nível de DNA genômico utilizando-se marcadores moleculares RAPD foi de até 50% entre as formae speciales e, entre as raças 1 e 2 de F. o. lycopersici foi de 7%. Houve similaridade maior que 97,2% entre as diferentes formae speciales e raças fisiológicas de F. o lycopersici na regiões correspondentes a ITS1 e ITS2, enquanto que o gene 5.8S rDNA apresentou 100% de homologia entre os isoladosDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.