Influência da inoculação de fungos micorrízicos arbusculares, da acidez do solo e de fontes de fósforo no crescimento do milho
Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da inoculação de fungos micorrízicos arbusculares (FMA) exóticos, da acidez do solo e de fontes de fósforo no crescimento e na composição mineral de plantas de milho, Zea mays L. (Poaceae). O delineamento experimental foi em blocos ao acaso em esquema fatorial (2x2x2), correspondendo a dois níveis de V% (21 e 60%), duas fontes de P (Na2H2PO4, Ca3 (PO4)2), inoculado e não-inoculado com FMA, com cinco repetições. A inoculação proporcionou maiores concentrações de P, K e de Cu, nas folhas de milho, diminuindo os efeitos da acidez do solo em fonte solúvel de P. O solo corrigido favoreceu o crescimento radical, o aumento da concentração de Mg nas folhas, o aumento da matéria seca da parte aérea e a diminuição de Mn nas folhas. A combinação solo corrigido - P baixa solubilidade - FM autóctones demonstrou ser a mais propícia ao desenvolvimento do cultivar de milho utilizadoDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.