Produtividade e qualidade fisiológica de sementes de duas cultivares de arroz de terras altas em dois sistemas de cultivo
Resumo
A deficiência hídrica tem sido um dos principais fatores responsáveis pela baixa produtividade e qualidade de sementes de arroz de terras altas, impulsionando o cultivo no sistema irrigado por aspersão. Dessa forma, foram conduzidos experimentos nas safras 1994/95 e 1995/96 em áreas pertencentes à Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista - Unesp, Campus de Ilha Solteira, Selvíria - Estado do Mato Grosso do Sul, com o objetivo de avaliar a produtividade e a qualidade fisiológica de sementes de arroz, Oryza sativa L. (Poaceae), de duas cultivares, Carajás e IAC 201, sob dois sistemas de cultivo, sequeiro e irrigado. Foram determinados a produtividade, a massa de mil sementes e a qualidade fisiológica das sementes. O sistema irrigado por aspersão mostrou-se superior ao de sequeiro em todas as determinações realizadas nos dois anos de experimentação. A cultivar Carajás, independente do ano e sistema de cultivo, apresentou melhor desempenho em relação a IAC 201Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.