Produtividade do pimentão amarelo, <em>Capsicum annuum</em> L., cultivado em ambiente protegido, em função do potencial mátrico de água no solo
Resumo
Com o objetivo de determinar o valor do potencial mátrico da água no solo para manejo da irrigação na cultura do pimentão amarelo, Capsicum annuum (Solanaceae), cultivado em casa de vegetação, conduziu-se um experimento utilizando o cultivar Marengo HY. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e seis repetições. Os tratamentos consistiram em irrigar quando o potencial mátrico da água no solo (ψm) atingiu valores médios de -15, -32, -50 e -65 kPa. Os resultados encontrados revelaram efeito significativo de ψm sobre a produtividade de pimentão, no comprimento e diâmetro, no peso médio do fruto e na espessura da polpa. A maior produtividade de frutos foi obtida para manejo da irrigação ao potencial mátrico de -15 kPa, controlado a 0,15 m de profundidade até os 56 dias após o transplantio, e 0,40 m após os 56 diasDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.