Determinação do melhor período para realização de cruzamento artificial em feijão-vagem, <em>Phaseolus vulgaris</em> L., em Londrina, Estado do Paraná
Resumo
Com objetivo de aumentar a eficiência de cruzamentos artificiais no programa de melhoramento de feijão vagem, Phaseolus vulgaris (Leguminosae-Faboideae), da Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Estado do Paraná, foi realizado um estudo para se determinar a melhor época e horário para realizar essa atividade. Utilizou-se a técnica de hibridação artificial envolvendo emasculação das anteras seguida de polinização. Os cruzamentos foram realizados nos meses de setembro/92 e junho/93, nos horários das 10:00, 12:00 e 15:00 h. O horário das 15:00 h e o mês de setembro destacaram-se com o maior número total de grãos formadosDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.