Taxa fotossintética líquida de <em>Eucalyptus citriodora</em> Hook e <em>E. grandis</em> W. Hill em resposta à diferentes níveis de água no solo e associação com <em>Brachiaria brizantha</em> Stapf
Resumo
Objetivou-se avaliar os efeitos da interferência de Brachiaria brizantha (Poaceae) sobre a taxa fotossintética líquida (A) de mudas de Eucalyptus citriodora e E. grandis (Myrtaceae), cultivadas em solos com diferentes níveis de água, em condições de casa de vegetação. O delineamento utilizado foi o de blocos ao acaso, com quatro repetições, em arranjo fatorial 2x3x4: duas espécies de eucalipto (E. citriodora e E. grandis), três níveis de água (20, 23 e 26%) e quatro populações de B. brizantha (0, 1, 2 e 3 plantas por vaso). O controle do nível de água foi feito por microtensiômetro e pesagens diárias dos vasos, com reposição da água evapotranspirada e mantido praticamente de forma constante até a última avaliação do experimento, aos 70 dias após o transplante das mudas. A mensuração de A foi realizada com um analisador de gás a infravermelho (IRGA). Independentemente do nível de água no solo, B. brizantha demonstrou ser competitiva no crescimento inicial de E. citriodora ou E. grandis, pela redução de A. As folhas do terço superior das mudas de E. citriodora ou de E. grandis apresentaram maior A que as folhas dos terços mediano e inferior, independentemente da população de B. brizantha e do nível de água no soloDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.