<b>Atividade celulolítica <em>in vitro</em> de <em>Cylindrocladium clavatum</em> e o efeito de filtrados de cultivo do fitopatógeno sobre plântulas de eucalipto</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v25i1.2589
Resumo
Em condições de viveiro, as doenças que mais afetam as mudas de eucalipto são tombamento e podridão de estacas para enraizamento causadas por Cylindrocladium clavatum. O mecanismo de ataque deste patógeno não está esclarecido, mas sabe-se que exoenzimas e fitotoxinas, produzidas por fungos fitopatogênicos, são importantes na penetração e colonização do hospedeiro. Dessa forma, o trabalho teve como objetivos demonstrar a produção in vitro de enzimas celulolíticas e a de metabólitos tóxicos em plântulas de Eucalyptus urophylla por C. clavatum. Os resultados obtidos permitiram concluir que a celulase produzida pelo fungo é um complexo multienzimático que compreende duas endo e três exo ß-1,4 glucanases e uma ß -glucosidase, sendo que C. clavatum é capaz de produzir tais enzimas in vitro, quanto cultivado em diferentes substratos. A presença de metabólitos tóxicos, relacionada ao aparecimento de sintomas da doença em plântulas de E. urophylla, foi também observada.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.