Alterações da porosidade e da densidade de um Latossolo Vermelho Distrófico em dois sistemas de manejo de solo
Resumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar alterações na porosidade e densidade do solo em Latossolo Vermelho Distrófico, sob dois sistemas de manejo do solo: plantio direto e preparo convencional. As amostras foram coletadas aleatoriamente em duas profundidades (0 – 0,10 e 0,10 – 0,20 m), e uma área de mata foi considerada como testemunha. O experimento foi conduzido durante o período de 1997 a 2000, na Fazenda Primavera, localizada no município de Paraguaçu Paulista, Estado de São Paulo. O delineamento estatístico utilizado foi em parcelas subdivididas, com 3 parcelas (plantio direto, convencional e mata), 2 subparcelas (0 – 0,10 e 0,10 – 0,20 m de profundidade) e 4 repetições. Na análise dos resultados, verificou-se que o sistema de plantio direto apresentou uma tendência de aumento na compactação do solo, através dos valores obtidos de densidade de solo (1,81 Kg.dm-3) e microporosidade (0,21 m-3 m-3) superiores aos encontrados no sistema de plantio convencional e mata, na camada de 0,10 – 0,20 m de profundidadeDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.