<b>Seletividade de <em>Lecanicillium lecanii</em> e <em>Metarhizium anisopliae</em> para larvas de primeiro ínstar de <em>Ceraeochrysa cincta</em> (Neuroptera: Chrysopidae) em laboratório</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v29i4.436
Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a seletividade dos fungos Lecanicillium lecanii e Metarhizium anisopliae para larvas de Ceraeochrysa cincta, utilizando-se a aplicação por imersão e a aplicação em bases de vidro, formando filme seco (IOBC modificado). Nos dois métodos, foram aplicados os tratamentos: 1 - L. lecanii; 2 - M. anisopliae - 2.1x107 conídios viáveis mL-1); 3 - solução de Tween 80® a 0,05% como testemunha. Avaliou-se a mortalidade, duração média do período larval, fecundidade e a viabilidade dos ovos. Todos os insetos mortos foram submetidos à assepsia, para confirmação da mortalidade causada pelo fungo. Em ambos os bioensaios, as mortalidades confirmadas pelos fungos foram iguais a zero. No filme seco o efeito total dos fungos sobre o predador foi classificado como pouco nocivo de acordo com as categorias propostas pelo método IOBC. L. lecanii e M. anisopliae não afetaram a viabilidade dos ovos de C. cincta, quando aplicados por imersão. Na concentração que foi estabelecida para a realização dos bioensaios, os fungos entomopatogênicos L. lecanii e M. anisopliae foram seletivos para larvas de 1o ínstar de C. cincta.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.