<b>Efeito do ácido indolbutírico e raizon no enraizamento de estacas herbáceas e lenhosas de umbuzeiro</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v29i3.468
Resumo
O umbuzeiro pode ser propagado assexuadamente, mas poucas informações se tem de que a espécie pode ser propagada por estaquia. Diante disso, o objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de diferentes concentrações de AIB (ácido indolbutírico) e do Raizon 05® no enraizamento de estacas herbáceas e lenhosas de umbuzeiro. Utilizou-se o delineamento experimental em bloco ao acaso, com quatro concentrações de AIB (0; 500; 1000 e 2000 mg L-1,) e uma de Raizon 05® e dois tipos de estacas (herbácea e lenhosa). As estacas foram tratadas com Metiltiofan (Thiophanate methyl a 0,05% i.a.) por um minuto, em seguida foram imersas nas soluções de AIB por dez minutos ou em contato com Raizon 05®. Realizou-se o plantio em tubetes plásticos contendo vermiculita média. O material permaneceu em telado com 50% de redução de luz, com nebulização intermitente. As variáveis analisadas foram: porcentagem de sobrevivência, enraizamento e massa seca das raízes. Pode-se concluir que: as estacas lenhosas apresentaram melhores resultados em relação às estacas herbáceas para a sobrevivência; o maior percentual de enraizamento foi verificado em estacas herbáceas com a aplicação de 500 mg L-1 de AIB, proporcionando 33,33% de estacas enraizadas.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.