<b>Efeito da Seleção Recorrente na População UNB-2U de Milho Pipoca por Marcadores RAPD</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v30i1.1123
Resumo
Com o objetivo de averiguar o impacto da seleção recorrente na variabilidade genética de progênies da população de milho pipoca UNB-2U, após 3 ciclos de seleção recorrente por diferentes métodos (massal, irmãos completos e famílias S1), 30 progênies de cada ciclo foram avaliadas por marcadores RAPD. Constatou-se que não houve variação molecular significativa entre os ciclos C0 e C2, revelando que o uso de diferentes estratégias de seleção recorrente não promoveu estreitamento genético, em razão do tamanho populacional selecionado nos ciclos. A diferença significativa na média entre os ciclos C1 e C2 é atribuída ao menor tamanho populacional da geração C1. A distribuição dendrogrâmica dos indivíduos revelou a formação de 3 grandes grupos, sendo que 20% dos indivíduos foram alocados em grupo distinto do ciclo a que pertenciam, em razão da transferência de alelos nas subseqüentes gerações, bem como da própria semelhança entre os ciclosDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.