<b>Alterações na fertilidade de um latossolo degradado em resposta à aplicação de lodo de esgoto</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v28i1.1137
Resumo
A extração mineral e a retirada de espessas camadas de solo para obras diversas (áreas de empréstimos) costumam gerar superfícies de solos degradados, com fertilidade inferior à de um solo produtivo. O lodo de esgoto, por apresentar elevados teores de macronutrientes e de matéria orgânica, constitui uma alternativa na recuperação desses solos. Com a finalidade de se estudar os efeitos do lodo de esgoto na recuperação de um Latossolo Vermelho degradado, foi avaliada a sua fertilidade, como indicador de sua qualidade. O delineamento experimental foi definido como blocos casualizados, com 4 tratamentos e 4 repetições, sendo: testemunha, fertilizante mineral e doses de 30 e 60 Mg ha1 de lodo à base seca. Para o tipo e condição do solo utilizado e dentro do período de estudo de 12 meses, pode se afirmar que o lodo de esgoto promove um incremento na qualidade química do solo, observado pelo aumento significativo em fósforo, potássio, magnésio, matéria orgânica e CTC.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.