<b>Composição, produção de matéria seca e cobertura do solo em cultivo exclusivo e consorciado de milheto e crotalária</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v27i4.1298
Resumo
Objetivou-se avaliar a viabilidade da utilização de algumas espécies vegetais utilizadas como cobertura vegetal em cultivo exclusivo e consorciado, semeados na primavera. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso com três tratamentos, representados por crotalária, milheto e crotalária + milheto, com quatro repetições. Considerando os resultados obtidos, concluiu-se que a Crotalaria juncea em cultivo exclusivo para fins de cobertura vegetal é viável, com produção de matéria seca acima de 10 t ha-1, o mesmo observado para o consórcio crotalária + milheto, com produção de matéria seca acima de 8 t ha-1. O milheto possibilitou maior produção de massa seca e cobertura do solo, reciclando quantidades apreciáveis de nutrientes, destacando-se o nitrogênio, e tanto o milheto quanto o consórcio crotalária + milheto proporcionam excelente cobertura do solo, até 60 dias após a semeadura do milho.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.