<b>Plantas de cobertura em pré-safra ao milho em plantio direto</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v27i3.1393
Resumo
Foram cultivadas plantas de cobertura em pré-safra ao milho (Zea mays), em plantio direto, visando avaliar cobertura do solo, produção de fitomassa e acúmulo de N pelas espécies de cobertura; fornecimento do nutriente ao milho e produtividade da cultura. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com parcelas subdivididas, sendo as plantas de cobertura os tratamentos principais, e os secundários, 0 e 120 kg ha-1 de N (NH4NO3), na adubação de cobertura do milho. Constatou-se melhor cobertura viva pelo milheto (Pennisetum americanum), Crotalaria juncea e vegetação espontânea (pousio); o milheto produziu mais fitomassa e foi mais eficiente na cobertura morta do solo; a crotalária e o feijão-de-porco (Canavalia ensiformis) apresentaram maiores conteúdos de N. Na ausência de adubação nitrogenada, a sucessão pousio/milho proporcionou maior conteúdo de N acumulado na palhada, no grão e na biomassa do milho; a cultura, em sucessão à crotalária, apresentou maior produção de grãos.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.