<b>Transformação genética de citrumelo Swingle (<em>Citrus paradisi</em> Macf. × <em>Poncirus trifoliata</em> L. Raf.) com o gene marcador fosfomanose isomerase (<em>pmi</em>)</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v27i3.1473
Resumo
Um protocolo de transformação usando manose como agente seletivo foi avaliado para transformação genética do porta-enxerto citrumelo Swingle. Dois experimentos independentes foram conduzidos visando definir a curva de resposta para determinar a menor concentração de manose capaz de inibir a multiplicação de brotos. Baseando-se nesses resultados, 5,0 mM de manose foi utilizado para a transformação genética de citrumelo Swingle. Plantas transgênicas foram obtidas via Agrobacterium tumefaciens, estirpe EHA105, com uma eficiência de transformação de 11%. Os resultados descritos neste estudo demonstram que apesar da freqüência de transformação ainda ser considerada relativamente baixa, o gene pmi mostra-se como uma boa alternativa ao sistema de seleção mais comumente empregado para a transformação de citros baseado no gene nptII para resistência a canamicina.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.