<b>Limitações ao cultivo em áreas irrigadas de Belém de São Francisco, Estado de Pernambuco, Brasil</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v27i2.1854
Resumo
Em Belém de São Francisco, solos vêm apresentando limitações ao cultivo e tem levado os agricultores a abandonarem o local. A deficiência de nutrientes e os altos níveis salinos, decorrentes da irrigação, podem ser causas da limitação. Para identificar essas causas, foram medidos a condutividade elétrica, no extrato da pasta de saturação, e o fósforo lábil, pelo método da resina, em um área abandonada de Luvissolo e outra de Neossolo Flúvico, e comparada com uma adjacente cultivada. As áreas adjacentes tiveram C.E. abaixo de 4 dS m-1, e as abandonadas, acima de 7 dS m-1, na maioria das amostras do Neossolo, e acima de 4 dS m-1 na metade das amostras do Luvissolo. Fósforo tinha valores adequados às culturas em geral, exceto na área abandonada de Luvissolo. Provavelmente, a salinidade nas áreas abandonadas está restringindo o cultivo. Na área abandonada do Luvissolo, os baixos níveis de fósforo também podem estar sendo limitantes.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.