<b>Utilização do modelo Cropgro-drybean na determinação das melhores épocas de semeadura da cultura do feijão para a região de Maringá, Estado do Paraná, Brasil</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v27i2.1855
Resumo
O presente estudo foi realizado para o município de Maringá, Estado do Paraná, (latitude de 23º27'S, longitude de 51º57' e altitude de 542 metros). Nele, utilizou-se o modelo de simulação de crescimento e desenvolvimento da cultura do feijão, Cropgro-Drybean. Esse modelo simula o desenvolvimento fenológico e crescimento da cultura, considerando o balanço de água no solo. As simulações foram realizadas durante o período de 1980 a 2000, em um total de vinte safras, considerando-se a semeadura da cultivar Iapar 57, nas seguintes datas: 1, 10 e 20 de março, 1 de abril, 20 e 30 de julho, 10 e 30 de agosto e 1 de setembro. Os dados de entrada para as simulações foram dados meteorológicos diários de temperaturas máxima e mínima, precipitação e radiação solar global, características físico-hídricas do solo correspondentes à capacidade de campo, ponto de murchamento permanente, densidade, etc. Os resultados revelaram maiores produtividades nas semeaduras em 10 e 20 de agosto e 1 de setembro, e menores em 1 de abril e 20 de julho, sendo estas, em média, 25% inferiores.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.