<b>Limitações nutricionais para crescimento de mudas de umbuzeiro em Latossolo Vermelho distrófico no Norte de Minas</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v27i1.1923
Resumo
O umbuzeiro apresenta-se como uma fruteira alternativa para ser explorada economicamente, sob condições de sequeiro no Norte de Minas. No entanto, há necessidade de informações sobre o seu cultivo racional e principalmente, no que se refere à nutrição mineral. O objetivo deste trabalho é de avaliar as limitações nutricionais do umbuzeiro (Spondias tuberosa Arr. Câm). As mudas foram cultivadas em vasos contendo um Latossolo Vermelho distrófico submetido aos seguintes tratamentos: completo (adubado com N, P, K, Ca, Mg, S, B e Zn), testemunha (solo natural) e a omissão de um nutriente por vez (-N, -P, -K, -Ca, -Mg, -S, -B e -Zn). Após quatro meses foram avaliadas as seguintes características: altura, diâmetro, peso de massa seca da parte aérea, de raízes e de xilopódio e, teor de nutrientes na massa seca da parte aérea. O umbuzeiro mostrou-se bastante exigente em nutriente em condições adequadas de umidade, sendo a disponibilidade original do solo estudado abaixo das suas exigências durante a fase de crescimento.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.