<b>Influência de tratamentos térmicos na eliminação de <em>Ceratitis capitata</em> em frutos de goiaba (<em>Psidium guajava</em> L.)</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v26i1.1967
Resumo
Conduziu-se o presente trabalho com o objetivo de estudar a eficiência do tratamento com vapor e água quente (tratamento térmico) no controle pós-colheita de ovos e de larvas de Ceratitis capitata (Diptera: Tephritidae) (Wied.) em frutos de goiaba (Psidium guajava L.) e também na sua influência na qualidade dos frutos. Os tratamentos não influenciaram a composição química dos frutos. Na temperatura de 46ºC, a fase de ovo e de larvas de 1º e 2º ínstares de C. capitata apresentaram taxas de mortalidades de 95,58% e 97,83%, respectivamente. O tratamento com água quente foi melhor do que o tratamento com vapor. As temperaturas de 42ºC, 44ºC e 46ºC não controlaram o inseto nas fases de ovo e de larvas de 1º e 2º ínstares para fins quarentenáriosDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.