Épocas de semeadura do milho “safrinha”, no Estado do Paraná, com menores riscos climáticos
Resumo
O milho “safrinha”, Zea mays L. (Poaceae), é cultivado em parte do Estado do Paraná, em diversos tipos de solo e clima, podendo sofrer perdas elevadas provocadas por eventos climáticos desfavoráveis, dependendo da época de semeadura. Neste trabalho, foram realizadas análises dos riscos de geadas em todo o ciclo da cultura, com atenção especial ao período compreendido entre o florescimento e a maturação, bem como os de deficiência hídrica no estabelecimento e no florescimento, para identificar zonas homogêneas climaticamente e indicar as melhores épocas de semeadura para o estado. O risco de geada, nos trinta dias que antecedem a maturação, foi considerado o de maior restrição ao cultivo da “safrinha” de milho. Este fator, associado à combinação de menor risco de deficiência hídrica, permitiu a identificação de oito regiões distintas, com períodos de semeadura variando de janeiro a marçoDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.