<b>Propriedades físicas e teor de matéria orgânica em um Latossolo Vermelho de cerrado sob diferentes usos e manejos</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v25i1.2339
Resumo
O cultivo intensivo do solo e o seu preparo em condições inadequadas alteram suas características físicas e teor de matéria orgânica em graus variáveis com a sua natureza. Dependendo da intensidade dessas modificações, tais alterações podem produzir condições limitantes ao desenvolvimento dos vegetais em detrimento da produtividade, além de grandes perdas de solo por erosão hídrica. Foi conduzido um estudo com o objetivo de avaliar as modificações das propriedades físicas de um Latossolo Vermelho distrófico sob vegetação de cerrado para diferentes condições de uso e de manejo do solo. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com 6 tratamentos e 10 repetições, constando os seguintes usos e manejos: semeadura direta; preparo convencional; cultivo mínimo; vegetação nativa (cerrado); área com pastagem e área com cultura de seringueira. Foram analisadas as seguintes propriedades físicas: densidade do solo, porosidade do solo, resistência à penetração, umidade do solo nas profundidades de 0,00-0,10 m; 0,10-0,20 m e 0,20-0,40 m e matéria orgânica. Os usos e manejos empregados induziram à degradação das propriedades físicas do solo em relação à vegetação nativa, quantificada através de maiores valores de densidade do solo, resistência à penetração e microporosidade e menores valores de macroporosidade, porosidade total e matéria orgânica. O cultivo mínimo revelou-se como o sistema de manejo com melhores resultados, quando comparado ao sistema de vegetação nativa, mostrando valores mais baixos de resistência à penetração e densidade do solo e maior porosidade e teor de matéria orgânica. Os sistemas de pastagem e seringueira foram os menos eficientes em manter a qualidade do solo.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.