Efeito da inoculação da soja (cv. Tropical) com rizóbios de crescimento rápido e lento em solo ácido submetido à calagem
Resumo
O experimento foi conduzido com solo ácido da Zona da Mata do Estado de Pernambuco, submetido a diferentes níveis de calcário (0, 2, 4 e 8 t há-1), para avaliar a fixação do N2 e o desenvolvimento da soja, Glycine Max (L.) Merril, (cv. Tropical) (Leguminosae-Faboideae) com estirpes previamente selecionadas para resistência à acidez (NFB 175, de crescimento rápido, e SEMIA 542, de crescimento lento), com inoculante comercial e sem inoculação. Houve efeito na nodulação, na atividade da nitrogenase, na produção de biomassa seca e no N total da parte aérea. As estirpes NFB 175 e SEMIA 542 foram tão efetivas quanto o inoculante comercial. A adição de calcário beneficiou a fixação do N2 e o desenvolvimento da soja. Entretanto, os níveis mais elevados de calcário tiveram efeito prejudicial sobre as plantas inoculadas com as estirpes NFB 175 e SEMIA 542, indicando a necessidade de controle da calagem para a soja em solo ácidoDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.