Propriedades químicas de um LATOSSOLO VERMELHO Eutroférrico após aplicação por dois anos consecutivos de lodo de esgoto
Resumo
O destino do lodo de esgoto é um dos problemas ambientais urbanos mais relevantes na atualidade. Assim, este trabalho teve por objetivo avaliar as propriedades químicas e a produtividade de milho safrinha em um LATOSSOLO VERMELHO Eutroférrico tratado com lodo de esgoto por dois anos consecutivos. As análises foram realizadas em um experimento instalado na Fazenda Escola da Universidade Estadual de Londrina, Estado do Paraná, que apresentava delineamento em blocos ao acaso, contendo 3 repetições com os seguintes tratamentos: sem adubação, somente adubação mineral, adubação orgânica com lodo de esgoto (em base seca) em doses crescentes de 6, 12, 18, 24 e 36 t.ha-1. Nas avaliações, foram determinados pH, teores de Ca2+, Mg2+, P, K+, CTC, V %, carbono orgânico e a produtividade do milho safrinha. Os resultados mostraram que a acidez do solo, a CTC, V%, os teores de Ca2+, Mg2+, P, carbono orgânico e a produtividade do milho safrinha aumentaram em função das doses de lodo aplicadas no solo, sendo os melhores resultados alcançados na parcela que recebeu 36 t.ha-1 / anoDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.