Propriedades químicas de um Latossolo Vermelho Distrófico sob cultivo contínuo de cana-de-açúcar (<em>Saccharum</em> spp.)
Resumo
Com o objetivo de estudar alterações nas propriedades químicas de um Latossolo Vermelho Distrófico, causadas pelo cultivo contínuo de cana-de-açúcar, Saccharum spp. (Poaceae), selecionaram-se duas áreas adjacentes localizadas na fazenda São José, município de Jaboticabal, Estado de São Paulo: uma delas, sob floresta tropical e a outra, cultivada há trinta anos com cana-de-açúcar. Em cada área, foram coletadas, aleatoriamente, sete amostras (compostas por três pontos), em diferentes profundidades (0-20, 20-40 e 40-60 cm). Foram avaliados o pH (CaCl2), teor de matéria orgânica, P (resina), bases (Ca, K, Mg) e Al trocáveis, capacidade de troca catiônica (CTC), saturação por bases (V%), soma de bases (SB) e saturação por Al (m%). O manejo adotado no cultivo da cana-de-açúcar proporcionou aumentos no pH, nos teores de P, Ca, Mg, na soma de bases e V%, em relação à mata. Com o cultivo, houve redução nos teores de matéria orgânica, na CTC, Al trocável e m%.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.