Efeitos de tipos e doses de calcário na produção e valor nutritivo da matéria seca do capim-Tobiatã (<em>Panicum maximum</em> Jacq. cv. Tobiatã)
Resumo
O experimento foi conduzido na FZEA/USP – Pirassununga, Estado de São Paulo, com o objetivo de avaliar os efeitos de tipos e doses de calcário na produção de matéria seca e no valor nutritivo do capim-Tobiatã, Panicum maximum Jacq. cv. Tobiatã (Poaceae). Os tratamentos, em um total de sete, foram compostos por três tipos de calcário: Calcítico, Dolomítico 1 e Dolomítico 2 em duas doses (V = 30 e 60%), mais a testemunha. Foram realizados três cortes de verão e um de inverno para determinar a produção de matéria seca, a composição botânica e a porcentagem de solo descoberto. As análises bromatológicas (MS, PB, FDN, FDA, LDA, CEL e HEM) e a DIVMS foram determinadas em duas amostragens de verão e uma de inverno. Houve aumento na participação da planta forrageira, sinal de início da recuperação da pastagem. Não houve resposta à calagem para produção de matéria seca, ocorrendo apenas resposta no valor nutritivo da planta para os tratamentos Dolomítico 2 30% e Dolomítico 1 60%, influenciados também pelos fatores climáticosDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.