Uso de dados multi-temporais do sensor AVHRR/NOAA-14 para avaliar a degradação do solo
Resumo
Este trabalho apresenta uma metodologia para a integração dos dados do sensor AVHRR/NOAA-14 na equação universal de perda de solos (EUPS) para identificar a degradação do solo e mapear os riscos de erosão em escala regional. Técnicas de sensoriamento remoto e sistema de informação geográfica (SIG) foram utilizadas para definir áreas plantadas com cana-de-açúcar. O IVDN (índice de vegetação por diferença normalizada) foi obtido de sete imagens AVHRR, transformadas de níveis de cinza em porcentagem de reflectância. Uma correlação linear foi estabelecida entre o índice de perda por erosão e a idade da cana-de-açúcar, visando a obtenção do fator C (uso e manejo) da EUPS que indica a proteção do solo fornecida pela cobertura vegetal e muda gradualmente com o aumento da biomassa. O IVDN derivado das imagens AVHRR mostrou-se adequado para caraterizar o aumento da biomassa em plantios de cana-de-açúcar num período de 16 meses, cobrindo duas colheitasDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.