Patogenicidade de fungos para o ácaro da leprose <em>Brevipalpus phoenicis</em> (Geijskes, 1939) (Acari: Tenuipalpidae)
Resumo
Neste trabalho, procurou-se avaliar a patogenicidade de Metarhizium anisopliae, Verticillium lecanii, Aschersonia sp. e Paecilomyces sp. sobre Brevipalpus phoenicis em condições de laboratório. O experimento constou de 5 tratamentos e 5 repetições, sendo que cada parcela constou de um fruto de laranja-pêra com 15 fêmeas de B. phoenicis. Os frutos com ácaros foram pulverizados com suspensão aquosa na concentração de 2,27x106 conídios viáveis/ml e espalhante adesivo, sendo as parcelas testemunhas pulverizadas com água estéril e espalhante adesivo. Os frutos com ácaros foram mantidos em câmara climatizada (28 ± 1ºC, 75 ± 10% de UR e fotofase de 12h) e a mortalidade avaliada diariamente, durante 11 dias. A confirmação da mortalidade por fungos foi realizada através da observação da conidiogênese nos cadáveres transferidos para câmara úmida. Os resultados demonstraram não existir diferenças significativas de mortalidade entre os tratamentos, não se constatando conidiogênese em cadáveres de ácaros mortos durante o experimentoDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.