Efeito dos alelos <em>ALC, OG<sup>C</sup>, HP</em> e heterose em características de produção do tomateiro
Resumo
Um conjunto de 28 genótipos de tomateiro, envolvendo híbridos alc+/alc e linhagens normais alc+/alc+, foram cultivados sob estufa plástica, em blocos completos casualizados com 3 repetições e 10 plantas por parcela, a fim de se estudar o efeito dos alelos alc, ogc, hp e a heterose, para as seguintes características de produção do tomateiro: número de cachos por planta, número de frutos por cacho, número de frutos comerciais por cacho, produção precoce de frutos comerciais, produção total de frutos, produção de frutos comerciais, peso médio de frutos e peso médio de frutos comerciais. Verificou-se que os alelos alc, ogc e hp não têm efeitos sobre as características avaliadas e que a heterose positiva para número de frutos pode compensar a ausência ou menor heterose para peso médio de frutos.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.