Efeitos de períodos de controle e de convivência de plantas daninhas na cultura da alface

  • Andréia Cristina Silva Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Pólo Regional da Alta Sorocabana.
  • Humberto Silva Santos UEM
  • Carlos Alberto Scapim UEM
  • Jamil Constantin UEM
Palavras-chave: alface, plantas daninhas, competição

Resumo

Os efeitos de diferentes períodos de controle e de convivência de plantas daninhas, na cultura da alface, cultivar Elisa, foram avaliados. Instalou-se um experimento mantendo a cultura na presença ou na ausência de plantas daninhas por 7, 14, 21, 28, 35, 42 e 49 dias após o transplante. O período de 14 dias de controle foi suficiente para que a cultura expressasse seu potencial produtivo. Para períodos iniciais crescentes, na presença de plantas daninhas, verificou-se que a convivência por até 28 dias não prejudicou a produção. Assim, a duração do período total de prevenção da interferência (PTPI) foi de 14 dias e do período que antecede a interferência (PAI), 28 dias. Como o PAI foi maior que o PTPI, conclui-se que uma eliminação das plantas daninhas, desde que realizada entre o final do PTPI e o final do PAI, ou seja, entre 14 e 28 dias, seria suficiente para prevenir a interferência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Cristina Silva, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Pólo Regional da Alta Sorocabana.
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina (1996), mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual de Maringá (1999) e doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Atualmente é pesquisadora científica l da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Matologia, atuando principalmente nos seguintes temas: plantas daninhas, herbicidas, manejo integrado, fitotecnia e integração agricultura-pecuária.
Publicado
2008-07-14
Como Citar
Silva, A. C., Santos, H. S., Scapim, C. A., & Constantin, J. (2008). Efeitos de períodos de controle e de convivência de plantas daninhas na cultura da alface. Acta Scientiarum. Agronomy, 21, 473-478. https://doi.org/10.4025/actasciagron.v21i0.4295
Seção
Agronomia

 

2.0
2019CiteScore
 
 
60th percentile
Powered by  Scopus

 

2.0
2019CiteScore
 
 
60th percentile
Powered by  Scopus