<b>Simulação do crescimento do capim Tanzânia irrigado com base na unidade fototérmica, na adubação nitrogenada e na disponibilidade hídrica do período</b> - doi: 10.4025/actasciagron.v33i2.4901
Resumo
A modelagem da produção de forragem com o uso de unidades fototérmicas (UF) foi utilizada com sucesso nos capins elefante cv. Napier, Tanzânia e Brachiaria em condições ótimas de adubação e disponibilidade hídrica. Havendo a necessidade de modelos de produção de forragens para diferentes níveis de adubação e de irrigação. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é propor modelos para o capim Tanzânia (Panicum maximum Jacq. cv Tanzânia) sob diferentes lâminas de irrigação (25, 50,75, 100 e 125% da ETc) e adubação nitrogenada em diferentes localidades do Brasil, a partir de unidades fototérmicas. Os modelos foram ajustados para as doses de 0, 30, 60, 110 e 270 kg de N ha-1, doses divididas em aplicações após cada corte, com um ciclo de 35 dias de descanso. Os modelos de produtividade ajustados apresentaram r2 de 0,9999, de boa confiança para estimativa da produção de matéria seca do capim Tanzânia. Sendo assim, pode-se estimar a produção de matéria seca do capim Tanzânia para várias regiões do país, desde que se conheça a latitude local e as temperaturas máxima e mínima.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.